ENIO TORQUATO FERREIRA

SOU MÉDICO ORTOPEDISTA, TENHO 68 ANOS E TRABALHO NO NORTE DO ESTADO DO PARÁ NA SELVA AMAZÔNICA.

NO ANO 2000 NUM EXAME DE ROTINA DESCOBRI QUE TINHA REGURGITAÇÃO AÓRTICA LEVE, SEM SINTOMA ALGUM. PASSEI A FAZER CONTROLES ECOGRÁFICOS ANUAIS E NO ANO 2012 MEU EXAME MOSTROU QUE A LESÃO VALVULAR AÓRTICA TINHA SE AGRAVADO E MEU CORAÇÃO DAVA SINAIS DE PERDA DE FUNÇÃO.

PROCUREI CIRURGIÕES CARDÍACOS EM BELO HORIZONTE MINHA TERRA NATAL, E EM SÃO PAULO. TODOS AFIRMAVAM QUE ERA PRECISO TROCAR MINHA VALVA AÓRTICA LESADA POR UMA PRÓTESE ARTIFICIAL.

EU JÁ SABIA QUE VÁRIAS CIRURGIAS CARDÍACAS ESTAVAM SENDO FEITAS POR  TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS, ATRAVÉS DE PEQUENAS INCISÕES NO TÓRAX, POR INSTRUMENTOS ESPECIAIS E ATÉ USANDO ROBÔS GUIADOS POR COMPUTADOR.

FUI ENCAMINHADO AO DR. ROBINSON POFFO NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN,  QUE VINHA SE DESTACANDO NESTE TIPO DE PROCEDIMENTO POUCO INVASIVO.

NO FINAL DO ANO 2012 CONSULTEI O DR POFFO. ALIÁS, PASSEI UMA MANHÁ COM ELE NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, ONDE ALÉM DE ME EXAMINAR ELE ACOMPANHOU DE PERTO TODOS OS EXAMES DE IMAGEM DO MEU CORAÇÃO. PUDE SENTIR O INTERÊSSE DELE EM RESOLVER DA MELHOR MANEIRA MINHA  LESÃO AÓRTICA.

FICOU COMBINADO QUE NO MEU CASO SERIA MELHOR UMA PRÓTESE AÓRTICA DE PERICÁRDIO BOVINO.

MINHA CIRURGIA FOI NA MANHÃ DE TERÇA FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2013. ACORDEI À TARDE DO DIA 26 NO CTI, RESPIRANDO SEM APARELHOS E SEM QUEIXA ALGUMA. INICIEI SESSÕES DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E NO DIA SEGUINTE PASSEI A CAMINHAR PELO QUARTO.
DR. POFFO ME VISITAVA NO LEITO VÁRIAS VEZES AO DIA, ACOMPANHANDO MINHA EVOLUÇÃO, NÃO TIVE FEBRE, NEM TOSSE. PARECIA QUE NEM TINHA SIDO OPERADO. NO CTI TINHA UMA ENFERMEIRA CONTINUAMENTE AO MEU LADO.

TIVE ALTA DIA 30 SÁBADO CEDO, CINCO DIAS APÓS MINHA CIRURGIA. DEZ DIAS APÓS A ALTA HOSPITALAR, PEGUEI UM AVIÃO EM GUARULHOS E VOLTEI SOZINHO PARA O NORTE DO PARÁ.

AQUI, FIZ FISIOTERAPIA E FAÇO TODO DIA CAMINHADA DE 1 HORA DE DURAÇÃO. AOS 7 MESES MEUS EXAMES MOSTRAM QUE A PRÓTESE AÓRTICA ESTÁ BEM E MINHA FUNÇÃO CARDÍACA VEM MELHORANDO.

TENHO CERTEZA QUE FIZ A MELHOR ESCOLHA OPTANDO POR FAZER MINHA CIRURGIA POR UMA TÉCNICA MODERNA, POUCO INVASIVA COM DR POFFO O MELHOR CIRURGIÃO CARDÍACO DA ATUALIDADE NO BRASIL.

ENIO TORQUATO FERREIRA
12/10/2013

> Ler mais depoimentos