Inovações em Cirurgia Cardíaca

Tecnologia a serviço da vida

Hoje em dia os avanços da Cirurgia Cardíaca reúnem os métodos cirúrgicos mais modernos e inovadores ampliando assim as possibilidades de tratamentos de doenças cardíacas.  Além da Cirurgia Cardíaca Convencional que sem dúvida tem ótimos resultados mas o tempo de recuperação é muito demorado, existem a Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva e a Cirurgia Cardíaca Robótica.

Com a evolução na tecnologia da Cirurgia Cardíaca, a incisão no tórax do paciente de 25-30 centímetros está sendo substituída por uma considerávelmente menor.

Na Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva o cirurgião não precisa mais tocar diretamente o coração do paciente. Esta nova técnica consiste em uma pequena incisão de aproximadamente 4 centímetros na região lateral do tórax, na qual será inserida uma microcâmera para melhor visualização do órgão de forma ampliada e com maior nitidez.
Este método minimamente invasivo tornou-se uma tendência positiva na cardiologia, já que diminui a agressão ao corpo e acelera a recuperação do paciente que sentirá um trauma operátório muito menor.

A tecnologia de última geração – Cirurgia Cardíaca Robótica, um dos tipos da Cirurgia Cardíaca Minimanente Invasiva – tem por objetivo aumentar a capacidade humana de realizar determinados movimentos cirúrgicos de alta complexidade garantindo altíssimo grau de precisão. São feitas incisões mínimas com o auxílio de um sistema robótico, no qual o cirurgião especificamente habilitado manipula os braços do robô remotamente por meio de um console. Uma microcâmera em um dos braços do robô é inserida no tórax do paciente captando assim imagens em alta definição, ampliadas 10x e 3D. O robô agrega máxima precisão e segurança ao procedimento.

Esta medicina de ponta incorporando técnicas mais seguras beneficia pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias.